Blog

Crianças e a Sexualidade
Adultização Educação para os filhos futuro do sexo Sexualidade

Criança e Sexualidade?

Existe certo conflito, e por isso mesmo um afastamento quando usamos as palavras criança e sexualidade em um mesmo contexto. Primeiro porque sexualidade nos remete a sexo e sexo ainda está associado a culpa, vergonha, mas também a fantasias, prazeres e consequentemente, enfrentamos esse outro conflito, muitas vezes inconsciente.

Todos nós o praticamos. O sexo faz parte da nossa vida. Através do sexo é que se gera uma vida. Então, por que tanta restrição em falar sobre esse assunto?

Por que ele é bem vindo nos grupos de whatsapp através de mensagens eróticas, pornográficas ou piadas numa mesa de bar, mas é difícil falarmos de forma orgânica, amorosa e esclarecedora?

Porque temos muita vergonha e as brincadeiras em torno desse assunto nos distraem dessa vergonha tirando o foco do que realmente importa. Porque não recebemos uma educação sexual adequada e evitamos desse assunto porque ainda nos incomoda.

A sexualidade das crianças

Crianças são crianças. Elas não têm o olhar malicioso do adulto, mas elas também são seres sexuais e sua sexualidade se manifesta já no útero, quando começam a chupar o polegar.

Nesse momento o feto já está se conectando com seu corpo e com seus prazeres e continua através da amamentação, passando por varias fases da vida.

Porem, é no momento da descoberta de seus genitais e das perguntas tão diretas e espontâneas que os pais muitas vezes se sentem tão embaraçados que não sabem lidar com esses assuntos delicados. Muitas vezes, acabam fugindo da situação ou repreendendo-os, da mesma maneira que seus pais o fizeram.

Apesar de ser um assunto polemico, não podemos ignorá-lo e sim, aprendermos a como lidar com o universo da sexualidade infantil, evitando que no futuro breve, essas crianças possam ser jovens desconectados, inseguros ou adultos com traumas gerando disfunções sexuais ou pessoas infelizes, decorrente de uma educação castradora.

Somos todos responsáveis por uma nova geração mais consciente, mais livre e mais feliz. #melhorvoce #antes #talkb4

Neise Galego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *