Blog

primeira infância
Educação

Impactos dos transtornos de aprendizagem no desenvolvimento cognitivo

Quais os papéis da escola e da família para o diagnóstico precoce dos transtornos de aprendizagem na primeira infância? A TalkB4 responde!


Os transtornos de aprendizagem podem provocar diversos impactos no desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Por isso, é fundamental que seja feito um diagnóstico precoce. Mas para que isso aconteça é necessário que pais e educadores estejam atentos desde a primeira infância dos pequenos. Somente com um olhar cuidadoso e o auxílio de um profissional especializado é possível mitigar os efeitos deste tipo de transtorno.

O tema delicado aqui se dá especialmente porque alguns pais, mães e responsáveis tendem a não querer aceitar que seu filho ou filha tenha estes transtornos. Por outro lado, a nossa inteligência coletiva e sistêmica TalkB4 investiga e também se questiona cada vez mais se muito destes transtornos são de fato transtornos DE aprendizagem. Isso porque uma vez detectado algum comportamento recorrente dos listados abaixo, também sabemos de muitos casos em que quando a criança mudou de escola – especialmente de método e/ou cultura de aprendizagem – esta criança simplesmente passou a responder de outra forma, geralmente mais positiva.

A atuação das escolas e educadores é determinante. Além de perceber os sinais de que a criança possui algum destes tipos de transtornos, os educadores devem saber como conversar com os pais sobre isso. Pois este é um assunto que requer cuidado para que os pais não tenham uma percepção errônea da situação. Às vezes, alguns pais até podem pensar que seus filhos estão sofrendo algum tipo de discriminação, por exemplo. A adoção de uma boa postura das lideranças das escolas também é primordial. Em alguns casos em que os pais não percebem que os filhos estão evoluindo na assimilação de conteúdos, eles tendem a trocá-los de escola. Por isso, estas lideranças devem ficar atentas e manter um canal de diálogo aberto com os professores para agir com eficiência antes que ocorram situações como estas.

Então, para começar a nossa série sobre o assunto, conheça alguns dos principais transtornos de aprendizagem e suas possíveis causas neste artigo da TalkB4!

 

PRIMEIROS SINTOMAS: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Os primeiros sintomas dos transtornos de aprendizagem costumam aparecer durante a primeira infância. Este tipo de transtorno afeta profundamente vida da criança. O seu desenvolvimento cognitivo e a sua relação com a família e o restante do mundo ficam comprometidos. Os transtornos de aprendizagem mais comuns são:

  Déficit de atenção: crianças com este transtorno não conseguem manter o foco em algo. Mesmo que esteja quieta e aparentemente concentrada, a sua atenção não está voltada para o que os professores estão trabalhando em sala de aula naquele momento, por exemplo;

  Discalculia: se refere à dificuldade de assimilar conteúdos relacionados a números como operações, aplicações, conceitos e fórmulas matemáticas;

  Disgrafia: este transtorno afeta a capacidade de desenvolvimento das habilidades de escrever corretamente. Às vezes, a criança com este transtorno também possui dislexia (distúrbio relativo à leitura);

  Hiperatividade: o indivíduo hiperativo é muito agitado. Esta criança não consegue focar em alguma coisa e quer fazer várias atividades ao mesmo tempo. No entanto, esta pessoa não presta atenção em todas estas ações que faz simultaneamente.

Geralmente, os transtornos de aprendizagem são gerados por disfunções neurológicas e fatores genéticos. As crianças apresentam inteligência normal ou superior. Entretanto, o seu rendimento escolar não é condizente com sua idade, escolaridade e capacidade intelectual.

Vale destacar que os transtornos de aprendizagem podem prejudicar o desenvolvimento cognitivo das crianças. Ou seja, estes distúrbios afetam a capacidade de processamento de informações. O desenvolvimento cognitivo é responsável pelo que se refere ao modo como as pessoas respondem aos estímulos do ambiente.

Como nós podemos perceber, os transtornos de aprendizagem impactam diversos aspectos da vida do indivíduo. Estas consequências podem ser sentidas até a fase adulta. Mas como amenizar estes efeitos adversos? O diagnóstico precoce é a solução!

TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: ATENÇÃO DOS PAIS E EDUCADORES É CRUCIAL

Os pais e educadores possuem um papel determinante quando o assunto é diagnóstico precoce de transtornos de aprendizagem. Os pais precisam acompanhar de perto a vida acadêmica da criança deste a primeira infância e observar o seu comportamento na hora de realizar o dever de casa. Além disso, os sintomas destes transtornos podem ser percebidos por meio de outras atividades e brincadeiras corriqueiras.

Os educadores, por sua vez, também devem estar atentos ao comportamento de cada criança dentro da escola e da sala de aula. Às vezes, os sinais que demonstram a ocorrência deste tipo de transtorno podem aparecer durante uma brincadeira entre os alunos. Lidar com indivíduos que possuem estes transtornos requer a aplicação de outras formas de ensinar o conteúdo. E falaremos mais sobre isso nos próximos artigos.

Somente um diagnóstico precoce pode amenizar os impactos dos transtornos de aprendizagem no futuro desta criança. É imprescindível o trabalho de uma equipe multidisciplinar nestes casos e que conte com educadores, psicopedagogos, entre outros. Estes profissionais vão trabalhar diferentes estratégias cognitivas para que o aluno possa aprender conteúdos diversos, realizar tarefas pedagógicas e incentivar a autoestima das crianças, por exemplo.

Um aspecto essencial que permeia esta questão dos transtornos de aprendizagem é a demanda por profissionais qualificados. Ser um bom educador para reconhecer estes sintomas, alertar os pais e ajudar na busca pelo tratamento adequado requer conhecimento. Por isso, é imprescindível se atualizar, estudar e conhecer as últimas tendências do universo da educação. E a TalkB4 te dá uma dica: visite a Feira Bett Educar 2019. Ela acontece de 14 a 17 de maio no espaço Transamerica Expo Center, em São Paulo. Este é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina!

Anualmente, a Bett Educar reúne mais de 230 empresas nacionais e internacionais, mais de 19 startups do setor e cerca de 22.000 participantes da comunidade educacional de todos os estados brasileiros. O principal objetivo do evento é debater o futuro da educação e pensar como a tecnologia e a inovação podem proporcionar o desenvolvimento dos educadores e maximizar a aprendizagem dos estudantes. Acesse o site da Feira Bett Educar e saiba como se inscrever!

A equipe TalkB4 estará lá e compartilhará alguns insights com o público. Fique ligado em nossas redes!

#talkB4 #melhorvoceantes #somostodosresponsaveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *