As formas e relações de trabalho se transformaram ao longo dos anos em consequência de uma série de mudanças de ordem econômica e tecnológica. Ao analisarmos esta nova conjuntura destacam-se o empreendedorismo e o trabalho em rede. Conheça um pouco da realidade atual do empreendedorismo no Brasil, seus desafios e como trabalhar em rede pode ser benéfico neste artigo da TalkB4.
De acordo com uma reportagem da Agência Brasil, em 2018, o país teve o melhor desempenho para a taxa de empreendedorismo nacional desde 2002, quando o índice começou a ser medido. Ao todo, uma faixa de 52 milhões de brasileiros em idade produtiva estavam envolvidos com alguma atividade empreendedora no último ano. A matéria divulgou dados da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em 49 países. No Brasil, o estudo contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além disso, a pesquisa revelou que houve um crescimento do público jovem (de 18 a 24 anos) nesta área. De 2017 para 2018, a participação desta parcela da população no total de empreendedores subiu de 18,9% para 22,2%.
O empreendedorismo demanda a vontade e capacidade de idealizar e colocar projetos em prática. E para que estas iniciativas sejam exitosas é necessário criatividade, pensamento estratégico, resiliência, planejamento, entre outros pontos essenciais. Mas embora muitos indivíduos apresentem estas características e os números sejam positivos, o empreendedorismo no Brasil ainda enfrenta alguns desafios.
Um estudo feito pela Endeavor com apoio da Neoway e coleta de dados do Datafolha listou algumas das principais dificuldades para o empreendedorismo no Brasil. A gestão de pessoas, desenvolvimento de lideranças e inovação são exemplos de desafios que se impõem para empreendedores dos mais diversos perfis e setores de negócios. Como superá-los?
Trabalho em rede pode auxiliar na superação de desafios enfrentados por empreendedorismo no Brasil
O trabalho em rede é um excelente caminho para quem deseja colocar suas ideias em prática e driblar as dificuldades do empreendedorismo no Brasil. Mas para que isso aconteça é preciso que os empreendedores saibam o que realmente é trabalhar em rede.
O trabalho em rede se baseia no coletivo. Ele demanda a tomada de consciência coletiva e a definição de propósitos em comum por todos envolvidos sobre determinados assuntos e/ou valores. Todas as pessoas envolvidas em um projeto, por exemplo, devem ter um propósito em comum e reconhecer as suas responsabilidades dentro da iniciativa em questão.
O trabalho em rede é benéfico para o empreendedorismo no Brasil na medida em que:
- oferece mais autonomia para os participantes de um projeto;
- estimula a criatividade e a inovação;
- valoriza a multidisciplinaridade e os diversos backgrounds que os participantes de um projeto possuem;
- prioriza a troca de conhecimento;
- fomenta a difusão de informações entre todos os membros da rede;
- entre outros aspectos que são determinantes para o sucesso de um projeto.
A relação entre trabalho em rede e empreendedorismo no Brasil é tema deste vídeo da TalkB4. Nele, a especialista em Antroposofia Luciana Fernandes conta sua experiência com o trabalho em rede dentro da nossa inteligência coletiva. Quer saber como podem ser construídas sólidas e ricas relações em torno de assuntos de impacto na sociedade a partir do trabalho em rede e superar os desafios do empreendedorismo no Brasil? Participe do workshop da TalkB4!