Blog

Educação Educação para os filhos

10 passos para apoiar ao meu filho a se autoconhecer. Parte III

Olá amigos, bem-vindos de volta! Esta é a terceira e última parte do Artigo, se você ainda não leu os passos anteriores você pode acessá-los aqui e aqui.

Estes 10 passos, segundo a nossa experiência, podem ajudar você a apoiar ao seu filho a se autoconhecer.

Para finalizar, eu espero que até agora você tenha melhorado parte do seu sentimento interno consigo  e com seu/sua(s) filho/filha(s). Com o autojulgamento que nós pais temos conosco, nos libertar das nossas expectativas nem sempre é fácil. Vamos lá caminhar para as nossas últimas dicas? 

8. Experimente ficar em silêncio por 10 minutos por dia

Eu sei quão difícil é quando se tem filhos em casa. Por isso, a nossa sugestão é que a  primeira coisa que você faça assim chegar no banheiro é…. ficar lá. Fique sentado na privada, coloque o seu relógio de alarme por 10 minutos e apenas sinta a sua respiração entrar e sair dos seus pulmões. Agora, se você preferir e puder garantir que vai conseguir, aconselhamos usar uma cadeira em um lugar fora do quarto.

Benefícios com isso? Diminui o seu estresse diário, ajuda com as multitarefas, melhora a sua função imunológica, cognição, etc. Em resumo: essa prática te oferece mais ferramentas internas para lidar com as situações em casa com os filhos.

9. Entenda que é um processo

Tudo na vida requer tempo e esforço. Ter um filho demora 9 meses, então porque e como você pretende mudar um hábito em 3 dias? Então, tenha paciência com você mesmo, com o seu parceiro, com o seu filho e com o seu relacionamento. Saiba,  que você vai conseguir, e não se desespere quando parecer que você deu um passo para trás. Isso é normal e é completamente válido.

10. Pense num novo desafio!

Segundo a Teoria do FLOW do Mihaly Csikszentmihalyi, a felicidade tem uma fórmula científica e comprovada (ela é a fórmula que deu a luz a Psicologia Positiva). Você se desafiar constantemente ao se colocar em circunstâncias em que você possa usar as habilidades que você tem e ao mesmo tempo que você possa desenvolver ferramentas e atitudes novas. Para mais informação, veja o vídeo aqui !

Isso quer dizer que assim você aprendeu e se sente confortável apoiando o seu filho  – e ele se sente apoiado também (importante perguntar constantemente e não supor) – é importante se questionar e pensar: Qual é  meu próximo passo criativo a dar? Onde mais posso melhorar no meu relacionamento com o meu filho? E assim, dançar para essa nova aventura!

 

Gostou? Nós queremos saber de você, nos ajude a melhorar, estes 10 passos fizeram sentido para você? Se sim, como? Se não, como?

 

———

 

Obrigada por ler até aqui.

Se você curtiu esse texto ou ele te ajudou de alguma forma,  você pode clicar no botão compartilhar, que está na parte de abaixo (Facebook, Twitter, G+, Whatsapp ou Linkedin). Você pode compartilhar quantas vezes quiser, depende de quanto curtiu. Isso ajuda o texto a ter mais visibilidade (e alcançar mais gente) e me ajuda a saber se você gostou dele. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *